quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resumo Crítico do Livro Um recado para ganhadores de almas

Resumo critico do Livro Um recado para  ganhadores de almas do Autor: Horatiun A. Bonar.

Horatius A.Bonar, foi ministro presbiteriano na Escócia que viveu  no século XVII, dedicou sua vida á evangelização, paixão que ele expressou não só em sua vida, mas também através dos maravilhosos hinos e obras que escreveu. Nasceu em Edimburgo no dia 19 de dezembro de 1808, falecido na mesma localidade em 31 de Julho de 1889. Fez parte da congregação de Kelso, em 1866. Tempos depois em Edimburgo onde  ele tornou-se grande pregador naquela época.

Segundo o próprio autor, o Livro Um recado para ganhadores de almas trata de uma das questões mais fundamentais de como ganhar almas para Cristo. Ele na verdade foi um grande ganhador de almas para Cristo e em seu livro, mostra a importância de um ministério vivo e como deve ser um verdadeiro cristão. Ele deve ser chamado por Deus antes que ele chame outros para Deus.

Bonar em sua obra relata sobre as desculpas do ministério para encobrir  a responsabilidade de não ter tempo para orar. Precisamos crescer na graça. Uma simples hora em oração e em comunhão com Deus traz mais progresso que dias em companhia de outras pessoas. Não temos honrado ao Espírito de Deus. Não buscamos seu ensino sua unção. Os dias em que jejuava, as noites em que vigiava e orava são modelos que nós ainda não ousamos imitar.                           

Bonar destaca uma advertência alertando a todos quando ele diz: Aplausos, popularidade, honra e riquezas tudo isso é em vão, se não ganhar vidas , os santos não amadurecem, o ministério é um fracasso. E uma alerta para resgatar os valores e despertar coragem aqueles que estão levando a palavra de Deus a humanidade para que seja de forma viva. Mas alguns fatos que nos chamam atenção é que ainda tem pastores frios na fé, distante da vida com Deus.  

Sendo assim o único objetivo do ministério cristão é levar pecadores ao arrependimento e edificar o Corpo de Cristo, e para que isso seja alcançado é necessário que o ministro de Deus seja um homem consagrado plenamente ao seu Senhor para que possa ganhar almas.
Bonar propõe em seu livro sugestões sobre o que é avivamento e os que fazem parte de um verdadeiro e pleno compromisso com Deus.Precisamos ser tomados por um fervor e um entusiasmo sem precedentes, se pretendemos completar nossa carreira com alegria e receber a coroa quando o Senhor voltar. Sermos imitadores de Cristo. Devemos trabalhar enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém mais poderá trabalhar. Leia a Bíblia primeiro para o seu crescimento e depois para o crescimento de outros.

Esta obra apresentou de forma específica vários assuntos sobre o ministério pastoral, de forma que, cada um procure obter um ministério vivo no mundo em que vivemos. Não concordo, quando Bonar diz que Não é de opiniões que o homem precisa, mas da verdade. Não é de Teologia e sim de Deus. Não é de religião mas de  Cristo. Pois o ministério precisa proclamar o evangelho de forma correta para realizar a boa obra de Cristo no mundo, Não devemos buscar e esperar descanso e facilidades em um mundo onde aquele a quem amamos enfrentou apenas dores e sofrimentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário