segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Questionário Hermeneútica 2  apresentado ao 


SEMINÁRIO TEOLÓGICO CIDADE DOS FUNCIONÁRIOS – STCF


1. O que podemos dizer a respeito da aplicação do texto?

·         Toda escritura tem uma aplicação primaria, ou seja, ao seu destinatário.
·         Às vezes poderá ter uma aplicação secundaria.
Às vezes a escritura refere-se a uma profecia, que e para ser concretizada depois, a pergunta que se faz na aplicação é: que significa essa passagem para mim?
Temos que saber o significado para o publico original, para aplica-la corretamente aos dias de hoje.
·          2. Registre maneiras exonees de entender o objeto da Bíblia.

A Bíblia não e um livro de auto ajuda.
A Bíblia não e um manual de vitórias financeiras.
A Bíblia não e uma caixa de promessas.
A Bíblia não e um amuleto de sorte.

3. Qual o objetivo geral das escrituras?
            Para o ensino, para a repreensão, correção, e para educação na justiça, habilitar o homem para toda boa obra.
Seu objeto é: (ll Timoteo 3.16-17) Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, e para a instrução na justiça. Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
4. Quais os pontos de vistas a cerca da inspiração da Bíblia?
  • Ortodoxos: A Bíblia é a Palavra de Deus.Toda escritura é inspirada por Deus.
  • Neo-ortodoxo: Teoria existencial da Bíblia. A Bíblia torna-se a palavra de Deus.
  • Liberais: Teoria: A Bíblia não é totalmente a palavra de Deus. A Bíblia contém a palavra de Deus.
5. O que dizer sobre a inspiração da Bíblia?
           
Ela passou pelo hálito de Deus (vento ar). A palavra não é produção humana porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens Santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (ll Pedro 1.21).
A inspiração é plenária. Tudo que o homem precisa esta na Bíblia. E tudo que está na  Bíblia é de Deus.
A inspiração é verbal. E exatamente do jeito que esta escrita. E literal, o que esta escrito tem que esta escrito.
A inspiração que atribui autoridade. A Bíblia e o único guia de pratica e fé. Ela a verdade é a palavra de Deus.

6. Registre os axiomas da Bíblia?

A Bíblia e um livro humano cada escrito bíblico isto é, cada palavra frase e livro foi registro em linguagem escrita obedecendo a sentidos gramaticais comuns, incluindo a linguagem figurada,
A verdade a certeza, por si já falam. Todo texto bíblico foi escrito por alguém, para ouvintes e leitores específicos que se encontraram num contexto histórico geográfico, especifico, e com um objetivo especifico. A Bíblia  foi afetada e influenciada pelo meio cultural em que cada autor humano escreveu.
A Bíblia é um livro humano e divino, como Deus é verdadeiro  (l Ts 1.9. l JO 5.2) e não pode mentir (Tt 1,2 Hb 6.18) Ele pode preservar sua palavra do erro.Pelo fato de ser um livro divino, a Bíblia é uma livro inerrante,  indiscutível, apresenta unidade, e tem seus mistérios.

7. Comente os problemas da interpretação Bíblica ll Pedro 1.21?        

O Problema cronológico, é um dos pontos de  alguns dos livros da Bíblia, mais ou menos 3.400 ( três mil quatrocentos anos, o ultimo dele a cerca de 1.900, isto mostra que uma gigantesca lacuna temporal separa-nos dos autores e dos primeiros leitores da Bíblia.
O Problema Geográfico, em que vivemos a milhares de quilômetros de distancia dos paises onde se deram os fatos Bíblicos. Já o problema cultural mostra grandes diferenças entre a maneira de agir e de pensar dos ocidentais e das personagens das terras bíblicas. Muitas vezes a falta de conhecimento de tais costumes gera interpretações errôneas.
O Problema lingüístico é um dos mais sérios problemas de interpretação, uma vês que a Bíblia foi escrita em idioma completamente diferente do nosso. Velho Testamento em Hebraico, e o Novo testamento no Grego.  
Os diferentes estilos literários formam o texto bíblico, tais como as parábolas e os provérbios , dificilmente usado em nossos dias. Cada escrito bíblico adquiriu o caráter de um estilo literário especifico. O
Problema Sobrenatural. A Bíblia de verdades difíceis de ser assimiladas, tais como Trindade, as duas naturezas de Cristo, soberania de Deus e a vontade humana. Todos estes fatores, somados a outros, agravam a dificuldade que temos de entender plenamente todo o conteúdo das Escrituras.
 “Pois jamais a profecia na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo espírito santo. Muitos manuscritos dizem homens santos, que foram inspirados pelo espírito santo”, (ll Pedro 1.21).


8. Quais os conselhos ao interpretar a Bíblia?

            Quando a Bíblia mostra erros de alguém, e para mostrar as conseqüências para não se repetir. Quando ler a Bíblia não estude, leia para ouvir a voz de Deus, falando ao seu coração. Nesta leitura não se importe com textos interessantes, passagens obscuras apenas leia. Quando estivermos estudando devemos portanto, marcar os textos para estudar depois. Conhecer o autor  e a maneira melhor de estudar a Bíblia.

9. Ressalte os tipos de interpretação.
·         Hermenêutica literalista: Entende o texto ao pé da letra , crêem que realmente aconteceu,
·         Hermenêutica Alegórica: E uma ficção mediante a qual uma coisa representa outra diferente. Para o método alegórico o que mais importa não e o que o escritor quis dizer, e sim o que o interprete quer dizer.
·         Hermenêutica dogmática: Exemplo. (Teologia Romana) Tiramos-nos a essência da palavra e a igreja católica submete-se aos dogmas do papa.
·         Hermenêutica Histórica: (Teologia da libertação) Deus continua revelando na historia, especialmente na opressão.
·         Hermenêutica existencial: Segundo Rudolf Bultmann a autentica comunicação entre o humano e o divino, se da somente na revelação pessoal. “Eu – tu”.

10. Relate os elementos que compõem o texto bíblico?

  • Parábolas: Historia fictícia que tem como objetivo ilustrar uma verdade de cunho moral ou espiritual.
Exemplo: A parábola do semeador Mateus 13,3- 8 demonstra diversas verdades, a semente cai na terra em quatro pontos diferentes tendo cada um dos seus casos sua interpretação (presente no próprio capítulo, v.18-23. Outra parábola rica em conteúdo e a do joio em Mateus 13. 24-30 ,36-43. Muitas verdades são explicadas também no conjunto de parábolas em Lucas 15: da ovelha perdida, da moeda perdida do filho pródigo . O mesmo ocorre com a parábola do fariseu e do públicano. Lucas 18.10-14.
A parábola é um tipo de alegoria apresentada em forma de narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de ilustrar uma ou várias verdades importantes.
  • Profecias: (o fato vai acontecer). A profecia da Escritura pode ser definida como a inspirada declaração da vontade e propósitos divinos. Exemplo: Is. 9.1-7
Deve-se lembrar que as profecias existem, porque os acontecimentos ocorrerão e não o contraria.
Poesias e Provérbios.
Tipos: A idéia é de correspondência ou semelhança. A pessoa, o fato ou o elemento tinha o único objetivo de lembrar o outro. Como por exemplo a arca de madeira revestida de ouro é um tipo de Cristo, como tal é aceito no N.T.
  • Símbolos: O símbolo é a representação ou emblema de uma figura, de um objeto ou de uma ação real ou imaginaria. O Leão é considerado o rei dos animais da floresta, tanto é assim, que nas Escrituras encontramos a majestade real simbolizada pelo leão.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS DO QUETIONÃRIO.

LUND, Erik & P.C. Nelson.Princípios e interpretação das Sagradas Escrituras, 2.ed.São Paulo:Editora vida.2009, 167

STFC - Seminário Teológico Cidade os Funcionários, impressão do txt. Aula 1-2 CE.2010
FLS.1-3 PROFESSOR JAYME

Citações Bíblicas foram extraídas da (NVI) Nova Versão Internacional versão 2000








Nenhum comentário:

Postar um comentário